ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MODELO DE RELATÓRIO FINAL

1 – Apresentação:

Estabelecimento de Ensino: Instituto Metodista Bennett.
Período de realização do estágio: 10 de março de 2010 à 19 de abril de 2010.
Carga horária: 120 horas.


2 – Caracterização da realidade:

A escola onde foi feito o estágio está localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro atendendo a uma comunidade basicamente local e também a localidades próximas de um público com características semelhantes.

A relação da escola com a comunidade é dirigida no sentido de fazer com que as mesmas estejam praticando atividades além das escolares como é o caso de festas promovidas e atividades fora do espaço físico da mesma, utilizando áreas próximas como o aterro do Flamengo e outros.

Além do âmbito educacional, e referida Escola ainda participa com a comunidade civicamente abrindo suas portas para que suas dependências sejam utilizadas como zonas eleitorais nas eleições do país.


3 - O trabalho:


As atividades de observação:

A observação feita pelas aulas ministradas pelo professor da escola onde foi feito o estágio é que as mesmas continham sempre objetivos de desenvolvimento e controle corporal através de atividades físicas específicas para cada faixa etária com a preocupação de adequar o conteúdo com as outras atividades escolares ministradas simultaneamente.


A ação do professor:

Em relação aos objetivos, o professor sempre agia de forma a cumprir o que fora proposto com a finalidade de cumprir o estágio programado para que fosse alcançado o objetivo final daquele ano escolar.

Em relação aos métodos e técnicas empregadas, o professor dispunha de conhecimento e material de variadas atividades contemplando os alunos com os variados esportes e variadas atividades, podendo, dessa forma, atender ao programa da escola de forma a adequar também o desejo dos alunos em relação a esse ou outro esporte ou atividade.

Em relação ao manejo da classe, o professor mostrou total domínio com todas as classes sendo sempre admirada pelos seus alunos, até mesmo em classes onde foi observada a presença de alunos com um pouco mais de dificuldade de se comportar socialmente.

Em relação às modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação, o professor promoveu atividades que incluíam uma variedade esportiva e de atividades, ministrando aulas diversificadas.


As atividades de co-participação:

Em todas as atividades procurei estar sempre atenta para colaborar com o professor e com a turma no que fosse necessário e possível. A colaboração não se limitou no desenvolvimento da aula ministrada apenas, mas também na preparação para que a mesma pudesse acontecer da melhor maneira possível, sendo pegando e guardando material, preparando um espaço para algum evento e nesse caso sem a presença dos alunos e tudo mais que fosse necessário para que a aula ou a atividade acontecesse da melhor maneira possível.

Em relação aos alunos propriamente ditos, sempre estive presente para atendê-los em suas necessidades nos espaços escolares mesmo se tratando de alunos que não necessitam de tanta atenção para a realização de suas tarefas.


Atividade de regência:

Colégio Metodista Bennett.
Rua Marques de Abrantes 55 - Flamengo
Aula ministrada no ginásio do colégio.
Data da aula: 26 de março de 2010
Aula ministrada na quadra aberta do colégio.

Foi ministrada por mim uma atividade com a apresentação de um esporte até então desconhecido por todos incluindo os professores, o flag.

O material utilizado foi levado por mim, uma vez que a escola não possui tais materiais com exceção de coletes para diferenciação dos times e apito. Como material especifico do esporte foram utilizadas bolas de Futebol Americano e as flags que são fitas especiais colocadas na cintura dos jogadores para que sejam retiradas durante o jogo pelo time adversário do time atacante com a finalidade de parar a jogada, o que no Futebol Americando é feito com a derrubada do jogador que recebe a bola para fazer o “gol” (Touch Down).

Para aquecimento e interação dos alunos com o material foram entregues as bolas para os alunos que formaram duplas e cada dupla com uma bola praticou o arremesso, que possui suas peculiaridades e foi explicado e demonstrado por mim.

Após um certo tempo, devidiu-se os times, foram colocadas as flags em suas cinturas e começou a partida com regras simplificadas para que houvesse entendimento por todos os alunos.

Inicialmente ocorreram alguns erros de entendimento dos alunos, por se tratar de um esporte novo para eles, mas depois todos se familiarizaram com o esporte e o praticaram de forma bem divertida e com bastante interesse.

A atividade foi bem executada e todos os alunos participaram sem desentendimentos ou dificuldade de relacionamento.

O objetivo principal foi o desenvolvimento das habilidades motoras e a integração da turma com a apresentação de um novo esporte que já está em prática no Brasil e que fornece aos alunos mais uma opção, diferente dos esportes comumente praticados em escola.

A abordagem critico-superadora se fez presente, pois tratou-se da aplicação  de um jogo cooperativo em uma faixa etária que possibilitou a compreensão da atividade proposta e com um alto grau de interesse por tal atividade. Foram utilizados movimentos básicos e específicos do esporte proposto, com a preocupação de fornecer aos alunos a interação afetivo-social, pois era necessária a colaboração geral dos participantes.


Relatório Geral mês a mês:

Março:

No primeiro mês de estágio, as atividades foram oferecidas de forma que houvesse um desenvolvimento global das crianças.

Nessa fase, já com uma abordagem critico-superadora utiliza-se bastente os variadas brincadeiras mais elaboradas e esportes com utilização de bolas e vários outros materiais presentes.

Foram praticadas atividades recreativas, circuitos, jogos adaptados principalmente de basquetebol e foi nesse mês que foi apresentado a duas turmas o esporte flag já citado.

Abril:

Foram feitas atividades comuns da escola assim como fora feito no mês de março.

Também foram praticadas atividades recreativas, circuitos, jogos adaptados ainda de basquetebol e nesse mes foram introduzidas atividades para desenvolvimento também do handebol, além de sempre estar presente um momento para o futsal e o queimado que são prazeirosos para as crianças.

Teve início no mes de abril da iniciação do voleibol, utilizandos-e da metodologia aproximada do mini voleibol, onde é usada uma quadra com dimensões menores e uma quantidade de jogadores também menor do que o jogo normal.